top of page

5 Elementos

Uma das bases teóricas mais fundamentais da Medicina Tradicional Chinesa é a teoria dos cinco elementos. O ser humano é visto como uma unidade composta por partes que interagem entre si. Essas cinco partes, cujos nomes são baseados em manifestações naturais, fortalecem e controlam umas as outras. O estado de saúde e bem-estar de um ser humano depende de um equilíbrio dinâmico entre estas partes. Mal-estar físico e/ou mental ocorre quando há um bloqueio, atividade excessiva ou deficiente em alguma parte deste sistema, devido a fatores constitucionais, estilo de vida ou fatores psicoemocionais.

A ideia de um indivíduo visto como um sistema em equilíbrio dinâmico é utilizada para fins diagnósticos e para desenvolver uma estratégia de tratamento. Muitas vezes o problema se manifesta em alguma parte do corpo, porém sua causa pode estar em outro lugar. Por exemplo, em um indivíduo que tem asma, sabemos que o problema esta se manifestando nos pulmões (elemento metal), porém a raiz do problema pode estar no sistema renal, digestivo, hepático ou cardíaco (elementos água, terra, madeira e fogo respectivamente).

Depois que um diagnóstico for feito e uma estratégia de tratamento criada, utilizamos as modalidades de intervenção terapêuticas para restabelecer o equilíbrio do corpo/mente. Essas modalidades de intervenção formam os quatro pilares da medicina tradicional chinesa.

5_elementos_L_edited_edited.png
bottom of page