top of page

Quatro Pilares

As modalidades terapêuticas da Medicina Tradicional Chinesa são divididas em quatro grupos, conhecidos como os quatro pilares da Medicina Chinesa.

 

Estas modalidades podem ser utilizadas separadamente ou juntas, dependendo da apresentação e queixa de cada indivíduo.

 

As modalidades incluem:

- Acupuntura e Moxabustão

- Fitoterapia e Nutrição

- Tuina ou Manipulação corporal

- Chi Kung ou exercícios psicosomáticos

talisma_edited_edited.png

Acupuntura e Moxabustão

artemisia_edited.png

Acupuntura é a modalidade mais conhecida dos quatro pilares, nela se utiliza agulhas filiformes estéreis para estimular pontos no corpo a fim de obter respostas fisiológicas que deveriam estar acontecendo naturalmente, ou para mitigar respostas exageradas do corpo (exemplo; inflamação crônica).   Existem diversas técnicas e seleções de pontos que são utilizados dependendo da apresentação do indivíduo sendo tratado.

Estes pontos e áreas também podem ser estimulados com manipulação corporal / massagem, a aplicação de ventosas, guasha/esfregamento ou aplicação de calor (moxabustão)

Na moxabustão utiliza-se um material feito a partir de folhas de Artemísia secas e envelhecidas para , através da sua incineração, estimular pontos, áreas e meridianos. A aplicação do material em combustão pode ser indireta (sem contato com a pele) ou direta (micro cauterização). Esta modalidade de terapia pode ser utilizada em diversas apresentações clínicas, e é muito utilizada para estimular o sistema hormonal e reprodutivo afim de promover a longevidade.

Fitoterapia e Nutrição

Com exceção da aplicação externa de material fitoterápico, como ocorre em casos de trauma físico, fitoterapia e nutrição são consideradas modalidades terapêuticas internas. Na verdade, nutrição é considerada fitoterapia pois todo tipo de alimento, seja ele de origem animal ou vegetal, possui propriedades específicas que afetam o corpo humano.

Tradicionalmente fitoterápicos são divididos em três categorias: superior, média, inferior. Alimentos em geral estão na categoria superior, pois possuem baixa toxicidade e um efeito fisiológico baixo, podendo ser consumidos em maior quantidade e frequência.

Os fitoterápicos da categoria média são utilizados quando condições patológicas começam a se manifestar. Não são considerados alimentos, e devem ser utilizados apenas o suficiente para corrigir o equilíbrio interno de um indivíduo.

Finalmente dos fitoterápicos da categoria inferior são utilizados apenas em casos considerados graves e por um período muito breve. Seu potencial médico é muito elevado, porém também são considerados tóxicos, pois provocam respostas fisiológicas mais acentuadas. Estes fitoterápicos devem ser preparados de maneira especial para mitigar sua toxicidade. São raramente utilizados.

Uma das bases filosóficas da Medicina tradicional chinesa é a de viver em harmonia com a natureza. Na área da fitoterapia isso significa que alimentos e preparações fitoterápicas tem que ser consumidas de acordo não só com a constituição e patologia de um indivíduo, como também com a estação do ano e meteorologia particular do momento.

herbal medicine.jpg

Tuina

meridians.JPG

O termo "tuina" quando traduzido significa "apertar e empurrar". Se refere à modalidade terapêutica de manipulação corporal, incluindo massagem. Há diversas categorias de Tuina, como o "zheng gu tuina" (tuina de correção óssea) que visa realinhar a estrutura músculo esquelética, e o "zang fu tuina" (tuina dos órgãos e vísceras) que foca mais na região abdominal e visa restabelecer o equilíbrio interno entre os órgãos (ver seção cinco elementos). Diferentes escolas de tuina foram desenvolvidas separadamente, como o "yin bagua tuina" que quando aplicado se baseia no paradigma "Qi (energia vital) se move primeiro e o corpo físico segue" e depende de um desenvolvimento mais refinado do terapeuta para poder exercer um impacto no fluxo de energia vital do paciente.

A utilização da massagem como uma ferramenta terapêutica é possivelmente uma das mais antigas, sendo encontrada virtualmente em todas as culturas mesmo que não de forma sistematicamente organizada, pois ocorre espontaneamente; esfregamos imediatamente, por exemplo, qualquer parte do corpo que batemos, esfregamos também nossas juntas ou costas quando sentimos dor, nossas barrigas quando comemos demais ou estamos com indigestão (...) As técnicas de manipulação física, com todas as suas variantes, é muitas vezes subestimada quando a questão é o seu potencial de restabelecer a saúde, estimular e reequilibrar os sistemas fisiológicos, e promover longevidade e bem estar.

Para mais informações sobre as modalidades praticadas na clínica, acessar a pagina sobre.

Nei Gong

Nei Gong pode ser traduzido como "aperfeiçoamento interno" (Nei = interno, Gong = trabalho, conquista, mérito.) Outro termo usado é "Qi Gong", ou "aperfeiçoamento do Qi/energia vital". Ambos se referem à práticas que utilizam a harmonização entre a mente, o corpo e a respiração para acumular e estimular o movimento de Qi pelos meridianos afim de promover saúde física e mental. Muitas destas práticas se assemelham as da Ioga Clássica, particularmente o sistema de Hatha, Raja e Kriya Yoga.

Estes exercícios psicosomáticos são praticados com três finalidades: promover a saúde, desenvolver o qi com finalidades marciais (utilizado nas artes marciais internas), e para fins ioguico-espirituais.

No dia-a-dia, nós instintivamente promovemos a harmonização entre o corpo, a respiração e a mente. Por exemplo, quando acordamos nos espreguiçamos; inspiramos, prendemos a respiração enquanto esticamos nossos braços, costas e tórax para em seguida expirarmos lentamente. Isso estimula o movimento de energia vital e sangue através do corpo e meridianos, que é particularmente importante de manhã, pois acabamos de permanecer imóveis por um longo período. Em um momento de estresse particularmente elevado, nós suspiramos; inspiramos, seguramos nossa respiração brevemente para depois exalar lentamente, às vezes acompanhado de uma vocalização. Estresse elevado causa uma estagnação de Qi no peito, e o ato suspirar ajuda a restabelecer um movimento saudável na área.

Estes são exemplos de Dao Yin espontâneos. Exercícios de Dao Yin são utilizados para drenar e desbloquear os meridianos. Modalidades marciais focam em acumular Qi e espalhar a energia vital pelo corpo para torná-lo mais resistente a impactos. Modalidades ioguicas-espirituais focam em acumular e desenvolver o Qi para estimular os centros energéticos, incluindo o sistema nervoso e endócrino, afim de desenvolver e sustentar estados de percepção elevados.

 

Neigong é um assunto complexo. Uma outra página virtual será dedicada exclusivamente ao tema. Aulas são ministradas em forma de workshops e aulas particulares. Entrar em contato, ou acessar página do Espaço Dao De, para receber mais informações.

meditation2_edited.png
bottom of page